Educação Superior

Universidades no Brasil

Educação Superior

Pode parecer um pouco usual e até contraditório, mas as universidades públicas brasileiras são geralmente melhores que as privadas. Torna-se ainda um paradoxo maior quando a maioria dos alunos que vão para as universidades, frequentaram o ensino médio privado.

Durante décadas, o governo federal centralizou todos os seus investimentos educacionais no ensino superior. As universidades públicas foram e ainda são altamente financiadas, o que deteriorizou bastante o sector primário e secundário de ensino público.

Candidatura às universidades

Todos os alunos que têm pretendem seguir o ensino superior no Brasil, têm que, independentemente da sua nacionalidade, passar no exame de acesso - Vestibular.  Este exame realiza-se durante os meses de Dezembro e Janeiro e requer um bom nível de português. Portanto, se se pretender candidatar a uma universidade brasileira, deverá adquirir bons conhecimentos da língua portuguesa.  

Enquanto que nas universidades privadas, o Vestibular é apenas uma formalidade. As universidades públicas usam o teste para selecionar os melhores alunos face ao elevado número de candidatos.O que prova o elevado prestígio das universidades privadas.

Estrutura universitária

O ensino superior no Brasil está dividido em estudos de graduação e de pós-graduação, onde o ano lectivo está dividido em dois semestres. O primeiro semestre, geralmente, começa em março e vai até o início de julho. O segundo semestre começa em agosto e vai até o meio de dezembro.

Dependendo da área de estudos, os cursos de 4 anos equivalem a um grau de bacharelado e os cursos de 5 anos fornecem diplomas profissionais. Para se formar em medicina, são necessários 6 anos de estudos.

Quer com um bacharelado, quer com um diploma profissional, os estudantes ficam qualificados para prosseguir os estudos e tirar uma pós-graduação.

Nota para estudantes estrangeiros no Brasil

Os estrangeiros que pretendam  ingressar na universidade devem entregar o certificado de baccalauraete no Conselho Estadual de Educação do estado onde se encontram. Esta instituição é responsável pelo reconhecimento e aprovação dos certificados estrangeiros. Se o aluno se candidatar a uma pós-graduação, o certificado de educação estrangeiro deverá ser reconhecido pelo mesmo Conselho.

Para inscrição e reconhecimento de cursos obtidos em universidades estrangeiras, o aluno tem de apresentar os seguintes documentos:

  • passaporte com o visto adequado
  • CV
  • lista e aprovação de todas as disciplinas e notas do país estrangeiro
  • bacharelado ou certificado universitário
  • certificado de proeficiência em Português

Todas as universidades brasileiras tem uma Assessoria de Relações Internacionais que estão responsáveis pelos alunos estrangeiros e pelos respectivos assuntos ou dúvidas.

Ler mais

Considera este artigo útil?

Gostaria de fazer comentários, actualizações ou colocar questões? Escreva aqui: