Introdução

O sistema de educação brasileiro

Introdução

Na teoria, o governo brasileiro oferece um sistema de educação gratuito e obrigatório. Na realidade, a educação é um dos principais problemas no Brasil, apesar do progresso real que obteve nas últimas décadas.

A educação no Brasil é regulada em diferentes níveis. O Governo Federal define os guias básicos do sistema educacional. Cabe, então, aos governos locais estabelecer os programas educacionais.

Embora a literacia e as matrículas nas escolas sejam altas, o sistema de educação apresenta graves falhas estruturais e luta para conseguir alcançar os padrões de ensino internacionais. Muitos dos brasileiros que podem pagar, preferem mandar os seus filhos para escolas privadas.

A estrutura educacional brasileira

O sistema educacional brasileiro é estruturado da seguinte forma:

  • Educação Infantil, que está dividida entre Maternal (dos 2-5 anos) que se foca em criar os primeiros contactos sociais e o Jardim (dos 3-6 anos) que estabelece as primeiras competências académicas.  
  • Ensino primário obrigatório, que está dividido em Ensino Fundamental I (anos lectivos do 1º ao 5º) e em Ensino Fundamental II(anos lectivos do 6º ao 9º)
  • Ensino Secundário Secondary (Ensino Médio) para idades entre os 15 e os 18 anos
  • Universidade - Ensino Superior

Ler mais

Considera este artigo útil?

Gostaria de fazer comentários, actualizações ou colocar questões? Escreva aqui: